DIETA COM SABOR
Durante as últimas semanas estive um pouco ausente e não publiquei nenhuma receita.
Estive em preparativos para o worshop "Dieta com Saúde", que decorreu no dia 18 de Outubro no ginásio JustFit. Através de uma parceria entre a Nutricionista residente do mesmo, Dra. Ema Castro e o blog "Love Foode & Food Loves Me".
O feedback em geral foi bom, o público interagiu e demonstrou interesse na preparação das receitas que lá estavam ao dispor.
Desde já, agradeço a todos os participantes.
Gostaria de esclarecer, antes de mais, que um Nutricionista não é um cozinheiro, nem deve ser tratado com tal. Pode sim, interessar-se pela área e tentar encontrar alternativas para os seus pacientes de modo a que pratiquem uma Dieta com Sabor e Saúde.
Devido à falta de tempo, não me foi possível mostrar todo o material que tinha destinado para o workshop de modo a acompanhar a apresentação das alternativas alimentares que levei.
Como tal, decidi dedicar este post a isso mesmo, tentar mostrar o que ficou por dizer para que os participantes fiquem mais conscientes de algumas escolhas alimentares.
Hidratos de carbono simples - são compostos de cadeias polipeptidicas pequenas que rapidamente são absorvidas pelo organismo - São Hidratos de Carbono de absorção rápida, incluem-se por exemplo a frutose, glicose e a galactose.
Hidratos de carbono complexos - são compostos de cadeias mais longas, necessitam mais tempo para serem digeridos e absorvidos, satisfazendo de forma mais prolongada o organismo.
-dissacarídeos – lactose, maltose, sacarosee
-polissacarídeos- amido, glicogénio...
Fibra Solúvel- Absorvem a água e transformam-se numa substância gelatinosa que envolve a gordura e impede a sua absorção no Intestino.
Fibra Insolúvel- Regula o transito intestinal e aumentam o bolo fecal - contribuindo assim para ajudar na prisão de ventre e a obstipação intestinal.
Flavonóides- São antioxidantes. Com diversas funções reconhecidas entre as quais proteção contra doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e diminuição do LDL-colesterol, efeito anti-inflamatório.
O amendoim é uma leguminosa, o seu tratamento/processamento é idêntico ao dos frutos secos, por isso é que muitas vezes o confundem com um fruto seco.
Antioxidantes: São moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo causado pelos radicais livres, estes formam-se durante o metabolismo do nosso organismo e podem levar à disfunção das células e ao aparecimento de problemas, por exemplo doenças cardíacas, diabetes, cancro...
O papel dos antioxidantes é ligarem-se a estes radicais livres e bloquear as reações de oxidação, oferecendo assim proteção às células.
B-caroteno-coloração laranja
Licopeno-coloração Vermelha
Antocianinas- coloração Azul
Flavonóides- coloração Amarela
Dentro de cada grupo, há inumeros sub-grupos, cada um com a sua função e especificidade.
Aminoácidos Essenciais- são 9 ( Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Lisina, Leucina, Metionina, Treonina, Triptofano e Valina), podemos encontra-los na sua totalidade nos produtos de origem animal. Os produtos de origem vegetal tem alguns destes distribuidos pelos vários alimentos, à exceção da Soja que possui os 9 aminoácidos essenciais.
A grande diferença entre Azeite virgem e Azeite extra virgem é o teor de acidez- extra virgem possui menor acidez variando entre5g / 100g e 3g/100g, isso se deve ao processo de produção, o virgem tem um maior teor de acidez.
Obrigada!